Menino Balão

"O Menino Balão"é o primeiro volume da série Meninos de Cocal. Conta a história de Toninho, um menino que, a cada raiva, inchava como balão…

Meninos de Cocal

foto_sjoao2“O Menino Balão” se propõe a ser o primeiro volume da série Meninos de Cocal. A ideia é resgatar histórias, que foram criadas a partir da relação da autora com as crianças da Biblioteca do Coque. Muitas destas histórias já foram contadas oralmente. Todas elas partem de temas muito presentes no cotidiano das crianças das periferias: auto-estima, violência, agressividade, trabalho infantil, exclusão.

O Coque é um dos bairros do Recife com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de Pernambuco. Estigmatizado pela mídia como local violento e perigoso, o Coque tem no entanto muito mais para mostrar. Localizado entre o centro do Recife e a zona Sul, área mais nobre da cidade, o bairro esconde histórias tristes, mas principalmente esconde muitas alegrias, de gente que ainda conversa nas calçadas e meninos que brincam nas ruas. Diz o livro:

“A Vila de Cocal é uma ilha no meio do mundo, cercada por gente, prédios, carros, buzinas, torres e pontes. Então, não é uma ilha – dirão vocês. E eu direi que a Vila de Cocal é uma ilha cercada pelo esquecimento. No meio da loucura da cidade, ela abriga gente que o mundo desaprendeu a ouvir. E cada um dos habitantes de Cocal tem muita história para contar…”

Deixe um comentário

Incentivo