Menino Balão

"O Menino Balão"é o primeiro volume da série Meninos de Cocal. Conta a história de Toninho, um menino que, a cada raiva, inchava como balão…

Menino Balão vai a Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura neste sábado, 24 de agosto

altojboniNeste sábado, dia 24 de agosto, a partir das 15 horas, “O Menino Balão” faz uma visita à Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura, no Alto José Bonifácio. A biblioteca faz parte da Releitura – Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife e foi uma das contempladas com doações do livro. A autora, Fabiana Coelho, também é velha conhecida da meninada da biblioteca, onde já atuou durante algum tempo como mediadora de leitura. Trata-se do quinto lançamento realizado em bibliotecas comunitárias. Desde que foi publicado, o livro já percorreu as bibliotecas do Poço da Panela, Coque, Caranguejo Tabaiares, Lar Meimei (Olinda) e, agora, do Alto José Bonifácio.

A trajetória da Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura começou em 2004, com uma parceria entre o educador social Fábio Rogério Rodrigues, técnicos do Porto Digital, representantes da Associação Profissional de Bibliotecários de Pernambuco e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil. Os livros eram doados. O espaço  era do sindicato. Durante quatro anos, a biblioteca atendeu cerca de 600 pessoas por mês. Mas aí o sindicato precisou do espaço… E entre 2008 e 2009, os livros ficaram  espremidos na varanda da casa de Fábio, que continuava atendendo quem desejasse um empréstimo ou leitura. Em 2010, parcerias diversas ajudaram a biblioteca a, finalmente, alugar uma sede, no espaço do antigo 11 Belmonte Futebol Clube.

O Menino Balão é a história de Toninho, uma criança, moradora da pequena vila de Cocal que, a cada raiva, inchava como balão. “É um pouco da história de cada um de nós: como a gente lida com nossas frustrações e nossas raivas. Quando essas frustrações são grandes demais para um menino ainda pequeno e a vida nega à criança os ensinamentos para lidar com a dor, impossível não ficar com a alma inchada”, conta a autora Fabiana Coelho. A história de Toninho foi criada a partir de personagens reais, conhecidas durante suas atividades de mediação de leitura na Biblioteca do Coque, onde está desde 2008. Tem, portanto, uma intensa relação com as crianças de cada biblioteca comunitária e de cada periferia do Grande Recife.

O livro, ilustrado por Libório Mello, foi publicado graças ao incentivo do Funcultura – Secretaria de Cultura do Governo do Estado. A impressão é da CEPE – Companhia Editora de Pernambuco. Como ainda não está nas livrarias, quem quiser adquirir um exemplar, deve conferir as instruções aqui ou entrar em contato com a autora aqui mesmo, pelo site.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 21 de agosto de 2013 por .

Incentivo